Com os lançamentos dos nomes do vereador Leandro Morais (PSDB) e da empresária Alba Junqueira (PL) neste fim de semana, Pouso Alegre tem agora quatro pré-candidatos a prefeito. Antes deles, os nomes de Cel. Dimas (Republicanos), que vai concorrer à reeleição, e Antônio Marcos Coldibelli (PT) já haviam sido confirmados.
> Confira o especial Eleições 2024
> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24
Ainda é cedo, no entanto, para bater o martelo sobre se de fato serão esses quatro nomes que irão concorrer ao cargo de chefe do executivo nas eleições municipais deste ano.
A escolha oficial dos candidatos pelos partidos ocorrerá entre 20 de julho e 5 de agosto, durante as convenções partidárias. Já o registro das candidaturas, que é o que vale, pode ser feito até 15 de agosto.
Simões X Dimas, candidata de Bolsonaro e PT de volta à disputa 4r6a6z
Até o registro das candidaturas, portanto, articulações políticas, pesquisas eleitorais e o imponderável podem mexer com o quadro de candidatos que será apresentado para a escolha dos pouso-alegrenses, mas, por enquanto, a cena que se tem rende enredos para todos os gostos.
E é certo que o mais chamativo deles até aqui é o duelo de ex-aliados que se anuncia. Simões, que apresentou Leandro Morais como seu pré-candidato, contra o atual prefeito Cel. Dimas. A parceria de mais de décadas foi desfeita assim que Simões deixou a Prefeitura para assumir a vaga de deputado federal e seu então vice-prefeito assumiu a condução do município.
O motivo exato do racha nunca foi bem explicado. Simões deu alguns contornos gerais. Alegou que Dimas traiu sua confiança ao supostamente promover uma guinada no modelo de gestão implementado pelo deputado ao longo de seis anos à frente da Prefeitura; e dispensou secretários que dispunham da estrita confiança de Simões. De seu lado, Dimas desconversa, diz que o motivo da briga só pode ser explicado pelo ex-prefeito.
No lançamento da pré-candidatura de Leandro Morais, Simões deu uma mostra do tom que deve adotar durante a campanha.
Num discurso furioso, em que chamou Dimas de coronelzinho e prefeitinho, Simões provocou: “Depois de 10 anos carregando mala pra mim, ele mostrou exatamente quem ele era, atacando não a mim, mas às instituições que são importantes para esta cidade, um projeto que construímos juntos, um projeto para mais de 20 anos de progresso dessa cidade e da região”, deixando evidente a mágoa, mas também o desapontamento por ver seu projeto de poder interrompido.
Em contrapartida, o atual prefeito, por ora, não tem respondido os ataques, ao menos não diretamente.
Convenhamos, o duelo de ex-aliados já seria enredo suficiente para a eleição. No entanto, há mais. O PL, de Bolsonaro, decidiu não apoiar nem o atual prefeito, nem o candidato de Simões. Optou por lançar candidatura própria.
Alba Junqueira inicia a corrida eleitoral incensada pela base bolsonarista mais fiel em Pouso Alegre. Seu desafio será ampliar os espectro de apoio para além do nicho de influência do ex-presidente. De qualquer modo, é a primeira vez que a base bolsonarista rompe com os círculos da direita tradicional de Pouso Alegre e aposta em uma candidatura puro-sangue.
E, sim, há mais. Depois de sequer lançar candidato em 2020, às voltas com o sentimento negativo que o último mandato do ex-prefeito Agnaldo Perugini deixou impregnado no eleitorado pouso-alegrense, o Partido dos Trabalhadores terá de novo um candidato. O nome da legenda é o médico Antônio Marcos Coldibelli.
Em entrevista ao R24, o pré-candidato deu a entender que o partido deverá fazer um mea culpa pelos momentos finais da gestão Perugini, mas defenderá o conjunto da obra, apontando para os avanços que enxergam nas duas gestões do político.
Sobre o autor: Adevanir Vaz é jornalista e editor do R24.
Os artigos publicados em ‘Opinião’ e ‘Colunas’ não refletem, necessariamente, o ponto de vista do Rede Moinho 24.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter