Uma queda de energia atingiu diversos estados do Brasil, incluindo Minas Gerais, na manhã desta terça-feira, 15. Pouso Alegre e região foram afetados.
Até o momento, sabe-se que foram afetados ao menos 25 estados, além do Distrito Federal.
Relatos enviados por leitores do R24 dão conta da queda de energia em vários bairros da cidade e em outros município da região Sul de Minas. De acordo com os relatos, a queda de energia durou entre 5 e 10 minutos.
O que dizem a ONS, Ministério de Minas e Energia e a Cemig
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou, por meio de nota, que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também os do Sudeste.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, informou o ONS.
Dados em tempo real do Operador Nacional mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 8h30 e 8h44. A carga ou a ter tendência de estabilidade a partir de 9h. As causas da ocorrência ainda são analisadas.
A Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig, se manifestou por volta das 11h. Segundo ela, “parte do sistema elétrico que atende os clientes de Minas Gerais foi afetada, na manhã desta terça-feira (15/8), pelo acionamento automático do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) do Sistema Interligado Nacional (SIN), que evita a propagação de desligamentos no SIN”.
Ainda conforme a Cemig, o desligamento ocorreu aproximadamente às 08h31 e o restabelecimento se iniciou a partir da autorização do ONS, às 08h46. “Todos os clientes afetados da área de concessão da Cemig Distribuição em Minas Gerais foram restabelecidos”.
O Ministério de Minas e Energia, do governo federal, emitiu a seguinte nota acerca da queda de energia:
O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.
O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o grupo do R24
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter