A delegacia regional de Polícia Civil, em Pouso Alegre, lançou na manhã desta quarta-feira, 10, a iniciativa ‘Chame a Frida’, uma atendente virtual via aplicativo WhatsApp que vai receber denúncias de violência doméstica e familiar e dar orientações às vítimas.
A partir de agora, as vítimas de qualquer tipo de violência doméstica e familiar podem entrar em contato com a assistente virtual pelos números pelos números (31) 99235-0451 (Pouso Alegre), (31) 99804-6992 (Itajubá) e (31) 97558-2525 (São Lourenço). O serviço funciona 24 horas por dia.
A delegada Renata Brizzi explica que a assistente virtual vai ajudar a ampliar a rede de acolhimento, além de ser um método mais ível para as vítimas (assista o vídeo acima).
O ‘Chame a Frida’ surgiu durante a pandemia, na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. O nome da iniciativa faz alusão à mexicana Frida Kahlo, artista e militante pelos direitos das mulheres que atuou durante a primeira metade do século XX.
Como funciona
A vítima ou o denunciante adicionam o número em sua agenda telefônica e inicia a conversa pelo WhatsApp. Assim que recebe a primeira mensagem, a atendente virtual a a interagir de forma automática.
Por meio de mensagens pré-programadas são tiradas as principais dúvidas e dadas orientações sobre como proceder conforme cada caso. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar outros serviços disponíveis.
Por meio do atendimento, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.
Premiações e reconhecimento
O “Chame a Frida” já venceu o prêmio de Inovação no The Creative Bureaucracy Festival, que busca dar visibilidade aos profissionais e iniciativas públicas que ajudem a minimizar problemas sociais, em Berlim, na Alemanha, em 2023.
Além do prêmio alemão, o projeto já recebeu outros reconhecimentos, como: “Prêmio nacional da revista “Marie Claire” e “Instituto Avon”, primeiro lugar no “Inova Prêmio 2020” do governo de Minas Gerais, prêmio “Innovare”, em sua 18ª edição. Também conquistou o prêmio “Espírito Público”, o prêmio “Patrícia Acioli de Direitos Humanos”, o prêmio “Práticas Inovadoras” do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o primeiro lugar na ENAP (Escola Nacional de istração Pública).
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter