Tarifa começou a ser cobrada em três praças de pedágio da BR-459 no dia 9 de outubro | Imagem: reprodução de redes sociais
O governo Zema, por meio da Secretária de Estado de Obras e Infraestrutura (Seinfra) adiou a cobrança em duas praças de pedágio na MG-290, entre Ouro Fino e Jacutinga, prevista para ter seu início nos próximos dias.
A medida é tomada em meio a intensa pressão da opinião pública que levou à articulação de prefeitos, deputados e moradores da região em torno de uma audiência pública realizada na Assembleia de Minas na quinta-feira, 26.
Ainda não está claro até quando se seguirá o adiamento. Mas, de acordo com a Seinfra, o pedágio no local começará a ser cobrado após a completa recuperação das condições do asfalto, o que, conforme o edital, já deveria ter sido uma pré-condição para início da cobrança de pedágio.
Mudança de local da praça da MG-459 1m295r
Outra mudança que está sendo estudada em razão de pedidos encaminhados durante a audiência pública é a mudança do local do pedágio na MG-459, que no local onde está sendo construída hoje ficariam entre povoados rurais, gerando grande transtornos para a comunidade.
Pedágio na BR-459 continua 2j85d
Já com relação à BR-459, onde a cobrança de pedágio já é feita em três trechos, entre Santa Rita e Caldas, desde o dia 9 de outubro, tudo continua como está. A Seinfra disse apenas que vai reforçar a fiscalização sobre os trabalhos da EPR, a concessionária que istra o local.
A Justiça já analisa mais de uma ação movida por moradores, políticos e órgãos públicos pedindo a suspensão da cobrança de pedágio na rodovia. Entre as reclamações está o valor da tarifa, que parte de R$ 9,20, o bloqueio de vias alternativas e a cobrança feita sobre usuários que moram próximos às praças de pedágio.