O prefeito Cel. Dimas (Republicanos) participou, na terça-feira, 30, da série de entrevistas que o R24 vem fazendo com os pré-candidatos à Prefeitura de Pouso Alegre. A íntegra da entrevista foi publicada nesta quinta-feira, 30 – confira o vídeo acima.
> Confira o especial Eleições 2024
> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24
O cel. da reserva da Polícia Militar, de 64 anos, foi o quinto e último a ser sabatinado pelo R24. Eleito vice-prefeito em 2020, ele assumiu a Prefeitura de Pouso Alegre em março de 2022, quando Rafael Simões (União) renunciou para buscar uma vaga na Câmara Federal.
Desde então, a dupla, que caminhava unida há pelo menos 10 anos, foi se afastando pouco a pouco até o rompimento definitivo em 2023.
Simões já até apadrinhou um outro pré-candidato à Prefeitura, o vereador Leandro Morais (União), e fez duros ataques ao atual prefeito no evento de lançamento da pré-campanha de seu escolhido.
Na entrevista de pouco mais de 1 hora que concedeu ao R24, no entanto, o prefeito Cel. Dimas procurou amenizar a ruptura. Primeiro, ressaltou que, embora tenha um estilo diferente de Simões, deu continuidade ao projeto do grupo eleito em 2020.
“Não tem projeto do Rafael, tem projeto do grupo (…) projeto da cidade. [Esse] projeto continua. A cidade avança a os largos na área da Educação da Saúde”, considerou, ressalvando a diferença de estilo entre ele seu antecessor. “O Rafael, ele tinha um estilo que, às vezes, ele não gostava de eventos, shows, tinha um outro pensamento. Nós já temos o pensamento do lazer, do turismo, da cultura, a gente abraçar isso também. Isso gera renda, gera emprego e interfere de forma positiva na saúde mental [das pessoas]”, considerou.
Depois, afirmou que não tem “nada contra” o ex-prefeito, tecendo inclusive elogios à sua gestão. Pontuou, porém, que uma vez que “seu F” ou a responder pela Prefeitura, ele teria que assumir suas responsabilidades e não caberia a outra pessoa fazer imposições.
“Se eu sentei, eu sou o prefeito, eu sou mesmo. Eu tenho formação militar, eu sou coronel da PM, eu tenho minha linha de conduta. A hora que eu sento num local aonde eu sou o responsável, eu assumo todas as responsabilidades. Ninguém vai ficar ditando pra mim o que é que eu tenho que fazer”.
Motivo da ruptura não fica claro 2t6z2t
Apesar da fala, Cel. Dimas disse não ter havido imposições diretas por parte de Simões, mas deixou no ar que talvez fosse esse o desejo do ex-prefeito.
Mais uma vez, no entanto, não ficou claro o motivo objetivo que levou ao rompimento da dupla. Cel. Dimas disse, por exemplo, que não chegou a demitir nenhum dos secretários que herdou de Simões, mas que eles teriam pedido para sair.
Propostas, enfrentamento de crises e segurança pública 1k1063
O prefeito também foi questionado quanto à forma que tem lidado com a Copasa e confrontado com a afirmação de líderes da oposição que o acusam de ter uma postura branda e apenas ‘sentar para tomar um cafezinho’ com a direção da empresa.
Cel. Dimas defendeu que o contato com a Copasa tem que ser profissional. “Depende de como você toma o café. Você pode tomar um café amargo ou doce. Eu prefiro tomar um café doce. Eu sento com o pessoal da Copasa, mas a forma de cobrar tem que ser profissional. (…) Eu não vou ficar aí gravando vídeo ‘fora Copasa’ porque isso não adianta. Eu tenho que tomar um café com o presidente e pedir pra ele investimento. Eu fui lá, tomei um café com a Copasa e chegou um investimento de R$ 80 milhões aqui na cidade, coisa que não tinha sido feita antes”, ponderou.
Apesar disso, o prefeito afirma que a Prefeitura segue fiscalizando a Copasa com rigor. Segundo ele, multas aplicadas por falta de água na cidade já teriam chegado à cifra de R$ 50 milhões.
Ao longo da entrevista, Cel. Dimas ainda foi questionado sobre o enfrentamento às enchentes, mudanças climáticas, transporte público, obras de infraestrutura, o planejamento da cidade a longo prazo e os investimentos feitos em grandes shows. A íntegra da entrevista você confere no vídeo que abre esta reportagem.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter