Aos 27 anos, o advogado Igor Tavares (PSD) sustenta uma marca que impressiona, a de vice-prefeito mais jovem da história de Pouso Alegre. Ele foi eleito em 2024, ao lado do prefeito Cel. Dimas (Republicanos). Juntos amealharam 45.921 votos, o equivalente a 64,54% dos votos válidos.
> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24
Apesar do título de ‘mais jovem’, o político já acumula um currículo extenso. Deu seus primeiros os na política ainda como vereador mirim, durante o ensino médio. Em 2016, com apenas 19 anos, lançou-se candidato a vereador. Com 556 votos, ainda não seria naquela eleição que ele garantiria uma cadeira no legislativo, mas consolidou-se como liderança jovem em ascensão.
No ano seguinte à disputa eleitoral, ou a fazer parte da gestão Simões (União), que iniciava seu primeiro mandato. Não foi exatamente um lugar ao sol, mas certamente para lá de privilegiado. Tornou-se assistente do lendário empresário local Dino scato, então secretário de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre. A gestão do empresário à frente da pasta foi considerada uma das mais bem-sucedidas da história recente.
Ao lado de Dino, Igor começou a trilhar o caminho que sedimentou sua forte ligação com o setor mais dinâmico da iniciativa privada local. Ainda como braço direito de scato, ajudou a idealizar o Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA).
Já em 2020, então com 23 anos e sob os efeitos devastadores da pandemia, lançou-se mais uma vez candidato a vereador. Desta vez, com 1.273 votos, garantiu a cadeira. Era o mais jovem entre seus pares, o que não o impediu de fazer um dos mandatos mais profícuos em décadas na Câmara de Pouso Alegre.
Nasceu de seu mandato, por exemplo, o Pouso Hub, talvez, a primeira iniciativa governamental local capaz de dar uma resposta à altura dos desafios educacionais contemporâneos. A proposta une diversas instituições de ensino, privadas e públicas, para criar em Pouso Alegre um centro de educação tecnológica e de inovação ível a todos os públicos. A pedra fundamental do projeto foi lançada em março de 2024.
O jovem indicado a vice
Compreendendo melhor a trajetória de Igor, não parece tão surpreendente sua indicação para ocupar a vaga de vice na chapa favorita e que venceria com facilidade as eleições de 2024. Nos bastidores do poder, no entanto, a decisão de alçar um jovem a figura número dois da politica pouso-alegrense causou surpresa em uns e a ira de outros.
Para entender melhor como se encaixará o vice-prefeito mais jovem da história de Pouso Alegre na gestão Dimas 2, o R24 foi conversar com o próprio. Na entrevista exclusiva, gravada em 6 de janeiro, Igor Tavares fala das motivações para entrar na política, os bastidores de sua indicação e das primeiras articulações do novo governo.
Ao R24, o político revelou que atuará como uma espécie de coringa na istração. Como assim? Além de atuar interinamente em pastas cujos titulares estejam de férias, por exemplo – ele acaba de ocupar de forma interina a Secretaria de Comunicação, Lazer e Turismo, o político deve auxiliar na coordenação das políticas de governo.
Ah, sim, as intrigas políticas não ficaram de fora. O R24 questionou o vice-prefeito sobre a disputa interna aberta no Republicanos na eleição para a presidência da Câmara e o desafio do atual governo em ter maioria na casa legislativa. Estas e outras respostas você confere na entrevista que abre este texto.
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter