Pré-candidatos de Bolsonaro e Simões em PA serão lançados na próxima semana

Política

Pré-candidatos de Bolsonaro e Simões em PA serão lançados na próxima semana

Publicado

no dia

Alba Junqueira ao lado de Michelle Bolsonaro e Rafael Simões ao lado de Leandro Morais, um de seus cotados para a Prefeitura | Imagens: reprodução de redes sociais

O ano eleitoral em Pouso Alegre começará a ganhar forma mais definida no final da próxima semana, nos dias 22 e 23 de março. É quando serão conhecidos os pré-candidatos a prefeito de Pouso Alegre do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do União Brasil, do ex-prefeito e deputado federal Rafael Simões.

> Confira o especial Eleições 2024
> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24

Na sexta-feira, dia 22 de março, o PL realiza no Clube Literário, no centro da cidade, o lançamento de suas pré-candidaturas à Câmara e à Prefeitura. Na cerimônia, deve ser confirmado o nome da empresária Alba Junqueira como candidata da legenda para a Prefeitura.

Na manhã do dia seguinte, no buffet ao lado do restaurante Fernandão, será a vez do União Brasil apresentar seus pré-candidatos. O suspense da cerimônia fica por conta do nome que a legenda apresentará para a Prefeitura. Estão cotados os vereadores Leandro Morais e Bruno Dias e o empresário Jair da Agropecuária. A tendência, porém, é que o nome seja escolhidos entre os dois parlamentares.

Nos dias que antecedem a apresentação dos pré-candidatos, alguns deles estiveram em Brasília (DF). Foi o caso de Alba Junqueira, que, na última semana, se encontrou com estrelas do bolsonarismo, como Nikolas Ferreira, Braga Neto e até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Já o vereador Leandro Morais esteve na capital federal esta semana. Entre outras agendas, a principal delas, claro, foi com seu provável padrinho nas eleições, o deputado federal Rafael Simões.

Os vereadores Leandro Morais e Bruno Dias estão cotados para ser candidato apoiado por Simões | Foto: reprodução de redes sociais

Vai começar a guerra

Se corroborados os nomes na próxima semana, estarão confirmadas quatro pré-candidaturas à Prefeitura: Cel. Dimas (Republicanos), que já confirmou que buscará a reeleição, o médico Antônio Marcos Coldibelli, pelo PT, Alba Junqueira, pelo PL, e o candidato apoiado por Rafael Simões.

A expectativa é que, com os nomes na praça, a pré-campanha se intensifique. Nos bastidores, os grupos políticos preveem um embate duro, com protagonismo para o enfrentamento entre o atual prefeito e o grupo de Rafael Simões, conhecido por ser um adversário inclemente. Do outro lado da cena, os concorrentes esperam que o confronto entre ex-aliados abra margem para uma terceira via.

Calendário eleitoral

O que vai se desenrolar a partir do lançamento das pré-candidaturas, no entanto, é uma espécie de esquenta. Mesmo por que, há muitas etapas a serem cumpridas até o início oficial da campanha eleitoral, em 16 de agosto.

Por ora, está aberta a janela partidária, momento em que pessoas com mandato vigente, como os vereadores, podem mudar de sigla sem o risco de perderem o mandato. A janela foi aberta em 7 de março e se fecha no dia 5 de abril. Já o dia 6 de abril é o prazo final para qualquer pessoa que queira se filiar a um partido em tempo de concorrer a um cargo eletivo nas eleições.

Fazendo as contas, significa dizer que, neste exato instante, os partidos estão consolidando seus quadros partidários para começar a definir de fato seus candidatos para a Câmara de Vereadores e Prefeitura.

O desfecho final dessas articulações internas e das possíveis alianças que se somarão a elas será conhecido de forma oficial entre 20 de julho e 5 de agosto, período que os partidos têm para realizar suas convenções.

É nas convenções que serão definidos formalmente os candidatos que cada sigla irá lançar para as eleições, qual seja seus concorrentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito e vereadores. Após a realização das convenções, os partidos terão até 15 de agosto para registrar as candidaturas.

Até lá, nomes apresentados como pré-candidatos podem ser retirados, alianças desfeitas e chapas revistas.

Confira as principais datas do calendário eleitoral:

  • 7 de março a 5 de abril: aberta janela partidária para que mandatários possam mudar de partidos sem perda de mandato.
  • 6 de abril: prazo final para quem deseja se filiar a um partido político em tempo de concorrer às eleições municipais.
  • 20 de julho a 5 de agosto: realização das convenções partidárias
  • 15 de agosto: prazo final para os partidos registrarem as candidaturas
  • 16 de agosto: início da campanha eleitoral
  • 30 de agosto a 3 de outubro: propaganda eleitora no rádio e TV.
  • 6 de outubro: dia da eleição

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Política

Lista de pacientes que estão na fila de espera da Saúde será pública em Pouso Alegre

Publicado

no dia

A Câmara Municipal de Pouso Alegre aprovou um projeto de lei que obriga a divulgação das filas de espera por consultas, exames e cirurgias na rede pública de saúde. A proposta, de autoria dos vereadores Leandro Morais (União), Israel Russo (União) e Delegado Renato Gavião (PSDB), foi aprovada na noite desta terça, 27, por unanimidade.

> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24

Transparência na saúde

A lei determina que as listagens sejam disponibilizadas no site oficial do município, com informações como número do protocolo, data de solicitação, tipo de atendimento e situação do paciente. Para proteger a privacidade, serão divulgados apenas o número do Cartão SUS e a data de nascimento.

Segundo a justificativa do projeto, a medida visa “facilitar o monitoramento das filas” e garantir o direito à saúde “no tempo certo”, conforme previsto na Constituição Federal. A iniciativa também busca evitar desvios na ordem cronológica de atendimento.

Prioridade para casos graves

Pacientes em estado clínico grave poderão ter prioridade, desde que comprovado por laudo médico ou decisão judicial. No entanto, a inscrição na lista não garante indenização se o procedimento não for realizado dentro do prazo esperado.

O sistema seguirá as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e poderá contar com parcerias de universidades e entidades privadas para seu desenvolvimento.

Emendas governistas incluem prestadores de serviço na lista pública

Inicialmente, a proposta previa uma lista pública para a fila de pacientes no âmbito da saúde pública municipal. Mas uma emenda apresentada pela base governista incluiu todos os prestadores de serviços do SUS que atuam no município, como é o caso, por exemplo, do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

Próximos os

A lei entra em vigor após sua publicação, e as despesas serão custeadas pelo orçamento municipal. A população poderá acompanhar as filas de espera em tempo real, aumentando a transparência na gestão da saúde pública.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Política

Câmara aprova multa de R$ 5 mil para uso ‘inadequado’ de símbolos cristãos em PA

Publicado

no dia

A pauta religiosa segue avançando na Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG). Na noite desta terça-feira, 27, a casa legislativa aprovou, por 13 votos a 1 e em votação final, o projeto de lei que proíbe o uso de símbolos cristãos de forma “inadequada, ofensiva ou provocativa” em manifestações públicas.

> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24

A proposta, de autoria do vereador Fred Coutinho (Republicanos), prevê multa de R$ 5 mil por símbolo utilizado em eventos como carnavais ou ‘paradas ideológicas’.

Apenas o vereador Hélio Carlos (PT) votou contra a proposta, considerando que ela é inconstitucional por ferir a liberdade de expressão. Os demais vereadores defenderam a proposta como forma de garantir proteção à fé cristã.

O que diz a lei

O texto da proposta considera “parada ideológica “qualquer evento público, marcha, desfile ou manifestação cujo objetivo seja a celebração, visibilidade ou defesa de ideologias que desrespeitem ou ataquem símbolos religiosos cristãos”. A legislação define como símbolos cristãos a cruz, o crucifixo, a Bíblia, vestimentas litúrgicas e outros itens ligados à fé.

Na justificativa do projeto, seu autor argumenta que “não se trata de proibir a liberdade de expressão, mas de assegurar que a mesma seja exercida de maneira que respeite as diversas crenças e símbolos religiosos presentes na sociedade”.

A proposta de lei, no entanto, deixa a cargo da prefeitura a regulamentação final da legislação, cabendo ao Executivo definir os critérios de fiscalização e aplicação das penalidades.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Política

Vereador é investigado após itir ter colocado laxante na água do colega

Publicado

no dia

Vereador Carlos Roberto Dias (União), o Gato, será investigado por ter colocado laxante na água do colega | Foto: reprodução de redes sociais

Um vereador de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, está sob investigação da Polícia Civil após confessar ter colocado laxante na água de um colega parlamentar,  durante uma sessão da Câmara Municipal. O caso, que chocou a cidade, também motivou a abertura de uma sindicância interna pelo legislativo local – veja o vídeo a abaixo.

> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24

A Polícia Civil já ouviu um dos vereadores, o que consumiu a água adulterada, e pretende colher os depoimentos dos demais parlamentares, incluindo o investigado, nos próximos dias. A apuração busca determinar se houve crime de exposição da vida ou saúde de outra pessoa a perigo direto e iminente, conforme previsto no artigo 132 do Código Penal Brasileiro.

Entenda o caso

O vereador Carlos Roberto Dias (União), conhecido como Gato da Corrida, divulgou um vídeo em suas redes sociais na última segunda-feira, 26 de maio, confessando a ação. No vídeo, com quase cinco minutos de duração, Carlos Roberto itiu ter adicionado laxante na água do vereador Benedito Raimundo Ribeiro (PL), o Dito Pistola, com a intenção de tirá-lo da reunião.

“Aí um dia eu falei assim, o negócio é o seguinte, eu queria tirar esse rapaz agora, parar de me encher o saco. Peguei e pinguei um pouco de laxante na água dele, pra ver se dava essa dor de barriga nele, para ver se ele saísse um pouquinho da reunião, para parar de pegar no meu pé”, relatou o vereador Gato no vídeo.

Ainda na gravação, Carlos Roberto Dias pediu desculpas ao colega, afirmando que não agiu por maldade, mas que a “brincadeira” teve um custo alto. Ele também mencionou desavenças anteriores entre os dois, sugerindo que Benedito também deveria lhe pedir perdão.

A denúncia e as consequências

O vereador Benedito Raimundo Ribeiro (PL) notou o sabor alterado de sua água, fornecida em copos descartáveis, na terça-feira, 20 de maio. No dia seguinte, a Câmara Municipal iniciou uma sindicância interna para investigar o ocorrido. Os depoimentos foram coletados na segunda-feira, 26 de maio.

A amostra da água foi entregue à delegacia também na segunda-feira, 26 de maio, e será encaminhada para perícia a fim de identificar a substância utilizada.

O crime de exposição da vida ou saúde a perigo iminente, se comprovado, pode resultar em detenção de três meses a um ano, caso não configure uma infração penal mais grave.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Continuar lendo

Mais lidas