O ano eleitoral em Pouso Alegre começará a ganhar forma mais definida no final da próxima semana, nos dias 22 e 23 de março. É quando serão conhecidos os pré-candidatos a prefeito de Pouso Alegre do Partido Liberal, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e do União Brasil, do ex-prefeito e deputado federal Rafael Simões.
> Confira o especial Eleições 2024
> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24
Na sexta-feira, dia 22 de março, o PL realiza no Clube Literário, no centro da cidade, o lançamento de suas pré-candidaturas à Câmara e à Prefeitura. Na cerimônia, deve ser confirmado o nome da empresária Alba Junqueira como candidata da legenda para a Prefeitura.
Na manhã do dia seguinte, no buffet ao lado do restaurante Fernandão, será a vez do União Brasil apresentar seus pré-candidatos. O suspense da cerimônia fica por conta do nome que a legenda apresentará para a Prefeitura. Estão cotados os vereadores Leandro Morais e Bruno Dias e o empresário Jair da Agropecuária. A tendência, porém, é que o nome seja escolhidos entre os dois parlamentares.
Nos dias que antecedem a apresentação dos pré-candidatos, alguns deles estiveram em Brasília (DF). Foi o caso de Alba Junqueira, que, na última semana, se encontrou com estrelas do bolsonarismo, como Nikolas Ferreira, Braga Neto e até a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Já o vereador Leandro Morais esteve na capital federal esta semana. Entre outras agendas, a principal delas, claro, foi com seu provável padrinho nas eleições, o deputado federal Rafael Simões.

Os vereadores Leandro Morais e Bruno Dias estão cotados para ser candidato apoiado por Simões | Foto: reprodução de redes sociais
Vai começar a guerra
Se corroborados os nomes na próxima semana, estarão confirmadas quatro pré-candidaturas à Prefeitura: Cel. Dimas (Republicanos), que já confirmou que buscará a reeleição, o médico Antônio Marcos Coldibelli, pelo PT, Alba Junqueira, pelo PL, e o candidato apoiado por Rafael Simões.
A expectativa é que, com os nomes na praça, a pré-campanha se intensifique. Nos bastidores, os grupos políticos preveem um embate duro, com protagonismo para o enfrentamento entre o atual prefeito e o grupo de Rafael Simões, conhecido por ser um adversário inclemente. Do outro lado da cena, os concorrentes esperam que o confronto entre ex-aliados abra margem para uma terceira via.
Calendário eleitoral
O que vai se desenrolar a partir do lançamento das pré-candidaturas, no entanto, é uma espécie de esquenta. Mesmo por que, há muitas etapas a serem cumpridas até o início oficial da campanha eleitoral, em 16 de agosto.
Por ora, está aberta a janela partidária, momento em que pessoas com mandato vigente, como os vereadores, podem mudar de sigla sem o risco de perderem o mandato. A janela foi aberta em 7 de março e se fecha no dia 5 de abril. Já o dia 6 de abril é o prazo final para qualquer pessoa que queira se filiar a um partido em tempo de concorrer a um cargo eletivo nas eleições.
Fazendo as contas, significa dizer que, neste exato instante, os partidos estão consolidando seus quadros partidários para começar a definir de fato seus candidatos para a Câmara de Vereadores e Prefeitura.
O desfecho final dessas articulações internas e das possíveis alianças que se somarão a elas será conhecido de forma oficial entre 20 de julho e 5 de agosto, período que os partidos têm para realizar suas convenções.
É nas convenções que serão definidos formalmente os candidatos que cada sigla irá lançar para as eleições, qual seja seus concorrentes aos cargos de prefeito e vice-prefeito e vereadores. Após a realização das convenções, os partidos terão até 15 de agosto para registrar as candidaturas.
Até lá, nomes apresentados como pré-candidatos podem ser retirados, alianças desfeitas e chapas revistas.
Confira as principais datas do calendário eleitoral:
- 7 de março a 5 de abril: aberta janela partidária para que mandatários possam mudar de partidos sem perda de mandato.
- 6 de abril: prazo final para quem deseja se filiar a um partido político em tempo de concorrer às eleições municipais.
- 20 de julho a 5 de agosto: realização das convenções partidárias
- 15 de agosto: prazo final para os partidos registrarem as candidaturas
- 16 de agosto: início da campanha eleitoral
- 30 de agosto a 3 de outubro: propaganda eleitora no rádio e TV.
- 6 de outubro: dia da eleição
Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp
Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter