Política 201z5j

Simões vai renunciar ao cargo de prefeito em março para se candidatar a deputado federal 1p65n

Publicado 4w693a

no dia

Simões participa de podcast em Santa Rita do Sapucaí, na noite desta segunda | Imagem: reprodução

Com a renúncia, o vice-prefeito Dimas Fonseca assumirá a Prefeitura. Ainda que perca a eleição para deputado federal, Simões não poderá retornar ao cargo no mandato atual

O prefeito Rafael Simões (União Brasil) anunciou na noite desta segunda-feira, 21, sua pré-candidatura a deputado federal. O anúncio já era esperado, mas traz com ele uma mudança importante na política pouso-alegrense. Para se lançar ao cargo, Simões terá que renunciar ao mandato de prefeito, o que deve ocorrer no final de março.

A confirmação da pré-candidatura de Simões foi feita pelo próprio prefeito em entrevista ao ‘Dediprosa Podcast’, ao  responder à pergunta de um internauta sobre sua possível candidatura: “Eu sou pré-candidato, porque nesse momento ninguém é candidato, até por que a legislação não permite. Eu vou deixar o governo de Pouso Alegre no final de março, sou pré-candidato a governo federal”, confirmou.

A renúncia de Simões é uma exigência da legislação eleitoral para políticos que ocupam cargos no executivo municipal e queiram se candidatar em eleições proporcionais, como no caso do pleito para deputado federal. De acordo com a legislação, o prefeito de Pouso Alegre deve renunciar ao mandato até seis meses antes das eleições, que ocorrem em outubro. Portanto, a data final para Simões seria o mês de abril.

Com a renúncia de Simões, quem assume a prefeitura é o vice-prefeito Dimas Fonseca, que seguirá à frente da istração municipal até 2024, já que, mesmo que Simões perca a eleição para deputado ele não poderá ser reconduzido à Prefeitura no atual mandato.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram

Comentários

Mais lidas 46292z

Sair da versão mobile