Pouso Alegre 5lc6d

Moradores de rua consumindo drogas no Centro gera comparação com a Cracolândia 6z6r5o

Publicado 4w693a

no dia

Imagem: reprodução

A presença de pessoas em situação de rua consumindo drogas no entorno das avenidas Vicente Simões e Perimetral, em Pouso Alegre, tem gerado comparações com a Cracolândia, de São Paulo, e causado preocupação entre os moradores. Relatos de consumo à luz do dia e a aglomeração de usuários e traficantes no local reforçam o sentimento de insegurança na região central da cidade – veja o vídeo abaixo.

> Siga o R24 no Instagram
> e o canal do R24 no WhatsApp
> e a Comunidade de WhatsApp do R24

Um vídeo registrado na Rua Cel. Porfírio Ribeiro de Andrade mostra dezenas de pessoas consumindo drogas em uma calçada, atrás de um dos supermercados mais movimentados da área, aumentando a apreensão dos moradores. Eles afirmam que a situação se agravou desde a inauguração, em março de 2024, do Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos (CEMAPA), espécie de albergue municipal, e do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CENTRO POP), localizados na Avenida Pinto Cobra, próximo à Estação Cidadania.

Em nota, a Prefeitura de Pouso Alegre esclareceu que a escolha do local para o CEMAPA foi definida em 2019 e que a atual gestão avalia transferir o serviço para uma área considerada mais estratégica. “A istração Municipal segue trabalhando com foco no bem-estar de todos os cidadãos, unindo esforços com as autoridades competentes para buscar uma cidade mais segura para todos”, afirmou.

Entre as ações destacadas no comunicado, está a criação do Centro Integrado de Defesa Civil e Social, que dá e às forças de segurança locais, como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Além disso, uma reunião com a Polícia Militar resultou na decisão de ampliar as rondas ostensivas noturnas em áreas com maior demanda de policiamento.

Enquanto as autoridades discutem medidas, os moradores da região continuam enfrentando os desafios diários de viver em um local onde o consumo de drogas e a insegurança se tornaram rotina.

Confira a íntegra da nota enviada pela Prefeitura:

“A Prefeitura de Pouso Alegre informa que tem realizado importantes ações para aprimorar as condições de segurança na cidade.

Entre as iniciativas, destacamos a criação do Centro Integrado de Defesa Civil e Social, que fornece e estrutural às forças de segurança que atuam em nosso município, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

Sobre o Centro Municipal de Acolhimento Provisório de Adultos (CEMAPA), esclarecemos que a obra e o local foram definidos em 2019, mas a atual gestão está avaliando realocar o projeto para um espaço mais estratégico.

Além disso, representantes da Prefeitura estiveram reunidos com a Polícia Militar em busca de soluções conjuntas para fortalecer a segurança. Durante a reunião, foi acordado que a Polícia Militar ampliará as rondas ostensivas no período noturno, priorizando áreas já diagnosticadas como necessitadas de reforço no policiamento.

A istração Municipal segue trabalhando com foco no bem-estar de todos os cidadãos, unindo esforços com as autoridades competentes para buscar uma cidade mais segura para todos”.

Quer receber notícias de Pouso Alegre e região e ser informado sobre as vagas de emprego diretamente no seu WhatsApp? e o canal do R24 no WhatsApp


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Canal do WhatsApp| Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram | Twitter

Mais lidas 46292z

Sair da versão mobile