A média diária de novos casos de Covid-19 em Pouso Alegre recuou de 391 para 255,6, mas a ocupação de leitos clínicos na cidade por conta da doença subiu para 82,5%.
No boletim divulgado neste sábado, 29, o município trouxe números referentes aos dias 26 a 28 de janeiro. No período, foram registrados 767 casos de Covid-19, uma média de 255,6 infecções por dia. No informe anterior, referente aos dias 23 a 25 de janeiro, o município havia reportado 1.173 casos, uma média diária de 391 casos. Houve, portanto, uma queda de 34,5%.
É importante observar, no entanto, que houve também queda no número de testes realizados. O insumo está em falta tanto na rede pública quanto na particular. Entre os dias 23 a 25 de janeiro, data do boletim anterior, o município havia realizado um total de 1.853 testes. Já entre os dias 26 e 28, período compreendido pelo informe epidemiológico atual, foram 1.363, uma queda de 26,4%.
Óbitos x304o
A nova onda da pandemia no Brasil, desencadeada pela chegada da Ômicron, tem levado o país, o estado e a cidade a registarem recordes sucessivos de novas contaminações. Mas isso não tem significado um número elevado de mortes.
Para se ter uma ideia, atualmente, a média diária semanal de óbitos em Pouso Alegre é de 0,42. O número é mais de 15 vezes menor que o registrado no período mais letal da pandemia no município, ocorrido em abril de 2021, quando a cidade chegou a ter média diária de 6,4 óbitos atribuídos à doença.
Outro dado importante é que durante o pico de óbitos, em abril do ano ado, a média diária de novos casos no município não chegava a 200. Em janeiro, essa média já ou de 300 algumas vezes e se mantém de forma consistente acima de 250, apesar da escassez de testes.
Os números mostram claramente que, mesmo com uma explosão de contaminações, a letalidade da doença foi bastante reduzida. Para as autoridades de saúde, os dados são inequívocos ao confirmar a eficácia da vacinação em massa para reduzir o impacto da pandemia, ainda que se considere que a variante Ômicron reduz a eficácia das vacinas.
Outro dado que corrobora com as autoridades de Saúde é o fato de que 8 de cada dez internados por conta da Covid-19, ou não tomaram nenhuma dose da vacina (caso da maioria) ou não completaram o esquema vacinal. Os dados são do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Internações 3m15f
O dado mais preocupante do boletim epidemiológico é o aumento da lotação em leitos clínicos. A ala já está com 33 de suas 40 vagas ocupadas, o que representa lotação relativa de 82,5%. No boletim anterior, a ocupação da ala estava em 70%.
Na alas de UTI, a ocupação segue inalterada pelo segundo boletim seguido. São 9 pacientes internados no setor, que possui 30 vagas disponíveis, o equivalente a uma lotação de 30%.
Vale lembrar, que o município reduziu o total de leitos destinados para tratamento da Covid-19. A cidade, que também recebe pacientes de outros municípios da região por contar com um hospital que é referência regional, já chegou a ter 92 leitos clínicos e 57 de UTIs reservados para o tratamento da Covid. O contingente foi reduzido com a queda na demanda a partir do final de julho do ano ado.
Hoje, o município tem 42 pessoas internadas por conta da Covid-19, sendo que 21 são de Pouso Alegre e outras 21 de outras cidades da região. O pico de internações na cidade por conta da pandemia ocorreu em 30 de março de 2021, quando 197 pessoas estavam internadas nos hospitais locais por conta da infecção.
Acumulado da pandemia 3m3n1
Desde o início da crise de saúde, o município registrou 31.962 casos de Covid-19, dos quais 30.289 se referem a pessoas que já teriam se recuperado da infecção, enquanto outras 1.192 seguem em acompanhamento. O total de vidas perdidas para a pandemia chegou a 481.


Não perca nada. Siga o R24 nas redes sociais:
Facebook | Youtube | Instagram | Grupo de WhatsApp | Telegram